sábado, 16 de janeiro de 2010

Crescimento e vida

Primeiro passo. O homem nasce, olha tudo ao seu redor e espera a poeira baixar, para tentar entender o que diabos está acontecendo. Aos poucos ele continua 'nascendo', e não crescendo, esta fase meus caros, só virá mais tarde, podem ficar tranqüilos.


Pouco mais tarde esse mesmo homem encontra uma mulher. Se conhecem, se abraçam. Fazem amor. Os dias vão passando e esse homem, que amava e era amado, passa a sofrer. Ele não cometeu erro algum. Vou além: sim ele cometeu um erro mas assim como todos nós, um erro perdoável. Um erro que uma pessoa boa e sem rancor no peito passaria por cima ao passar de alguns poucos dias. Ele sofre. Pergunta-se a cada instante o que fazer para contornar essa situação... e tudo passa.


Passa como num piscar de olhos. Agora sim... enquanto toda aquela dor passa, este homem está crescendo. Cresce e vê como a vida é maior, e como lidar com várias situações, que uma pedra não é nada perto de uma montanha. Que o que realmente importa não é a capa do livro, e sim teus conhecimentos ali descritos.



Os anos continuam a passar. Aquele homem que já sofreu e cresceu agora tem uma boa chance. Terá filhos, e com eles cresce mais ainda. Responsável e sagaz. Ensina o que seu pai lhe ensinou agora a seus filhos, e olha para trás, analisando o rumo que sua vida tomou. Envelhecendo, agradece a Deus pela vida que lhe deu e que honradamente, aos trancos e barrancos passou por tudo. Obrigado. Apenas esta palavra ele usa, olhando para aquele belo dia de céu limpo e muito sol.


E é assim com todos os homens, nascemos... sofremos por amor... crescemos... teremos filhos e envelhecemos... e então... a morte nos encontra...

Um comentário:

Mariana disse...

todo mundo nasce, cresce, reproduz, e morre.
Cada dia eh uma vida, um aprendizado, uma chance de mudar tudo aquilo que pode ser diferente. Sempre há tempo.
Sofrer é crescer, é aprender, e algumas vezes,a propria vida se encarrega de consertar tantos erros.
Tudo sai certo, mesmo que pareça às avessas. :)